Política Nacional de Saúde Mental


É importante ter conhecimento sobre qual é a posição do Governo Federal com relação a políticas de prevenção e tratamento dos transtornos mentais.  No Brasil, existe a Política Nacional de Saúde Mental. Ela consiste em um conjunto de estratégias adotadas pelo país para organizar o atendimento e assistência das pessoas com transtornos mentais. Nisso, estão incluídos a depressão, ansiedade, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, abuso de substâncias, entre outros.

Dentro dessa política, temos a Rede de Atenção Psicossocial (RAP). Como o próprio nome diz, é uma rede de vários serviços que compartilham o objetivo de atender a esse público. 

Os principais centros de atendimento da RAP são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Eles são locais onde se concentra uma equipe multidisciplinar especializada no atendimento às pessoas com sofrimento mental. São distribuídos de acordo com a territorialização adotada pela Atenção Primária, e existem CAPS diferentes dependendo do número de habitantes de cada cidade. Esses centros são de grande importância tanto nos momentos de crise quanto no acompanhamento para reabilitação e reinserção, se necessário, desses indivíduos na sociedade.

Mas a RAP também tem outros componentes importantes: serviço de urgência e emergência (SAMU), salas de estabilização, unidades de pronto atendimento, serviços residenciais terapêuticos (lares para pessoas com rede de apoio frágil que saíram de instituições psiquiátricas onde estiveram internados), unidades de acolhimento, ambulatórios multiprofissionais de saúde mental e comunidades terapêuticas.

Muitas pessoas pensam – erroneamente – que o tratamento de doenças psiquiátricas só é valorizado no setor privado. Na verdade, todo esse arsenal de saúde está disponível gratuitamente pelo SUS. Portanto, qualquer pessoa pode fazer uso deles. Há também, é claro, a iniciativa privada, que oferece diversos serviços de saúde mental. No entanto, a Política Nacional de Saúde Mental tem o objetivo de prevenir doenças, acolher pessoas com transtornos mentais e tratá-los se necessário. 

Saiba mais em http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental

Deixe uma resposta

Fechar Menu